sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sessão de Cinema: "Sleepers - Sentimento de Revolta"

"SLEEPERS" (em português: "Sentimento de Revolta") foi o filme escolhido pelo nosso Grupo para a Sessão de Cinema que irá ter lugar no Auditório da Escola Secundária Eça de Queirós, dia 11 de Dezembro pelas 10:05h.

Decidimos realizar esta actividade principalmente, para mostrar à comunidade escolar a realidade vivida pelas vítimas de abuso sexual infantil. Neste filme, e através do soberbo leque de actores onde se destacam Brad Pitt, Robert De Niro, Dustin Hoffman e Kevin Bacon, podemos ver que as consequências de violação sexual são muito traumáticas e permanecem até mesmo na idade adulta.

De modo bastante sucinto, o filme retrata-nos a história de quatro jovens que, depois de enfrentarem o dia a dia num estabelecimento prisional, tomaram destinos de vida diferentes após serem libertados. Quando, por acaso, se voltam a encontrar percebem que por muito diferentes que sejam há algo que ainda os une - o sentimento de revolta!

Este filme brilhante, e que tem o dom de nos prender ao ecrã do início até ao fim, foi produzido e realizado por Barry Levinson e é uma adaptação da história verídica relatada pelo livro de Lorenzo Carcatera. E para os que ainda não tiveram oportunidade de o ver, deixamos aqui o trailer para aguçar a vossa curiosidade:

6 comentários:

Maria Fernanda do Couto disse...

ontem fiquei mt curiosa com este filme. já aluguei e hoje à noite vou reunir-me com os meus filhos a vê-lo. devemos mostrar às crianças a realidade para q elas se possam defender e saber q estas coisas n acontecem só nos filmes e na televisao. espero que gostem pq pelo trailer parece ser um óptimo filme! boa aposta

Anónimo disse...

FOI UM ERRO TEREM ESCOLHIDO ESTE TEMA... É UM RISCO MUITO GRANDE E QUE ENVOLVE PESSOAS/CULPADOS QUE NUNCA IMAGINAMOS!
BOA SORTE NA MESMA,

AA*

12ºN - GRUPO A disse...

Estimado AA*,

Foi com surpresa que recebemos o seu comentário. Isto porque, numa sociedade em que todos estão acostumados a tudo e parecem manter uma postura inerte ao que os rodeia (não tentando arranjar soluções para os problemas do quotidiano, queixando-se deles apenas), nós tentamos marcar pela diferença. É lógico que teria sido muito mais fácil e menos trabalhoso para todo o Grupo optar por um tema comum e que já tivesse sido abordado várias vezes antes. Mas e como somos jovens, queremos seguir a originalidade e o risco porque temos a certeza que faremos tudo que estiver ao nosso alcance para termos êxito!

De facto, este tema é delicado e merece uma abordagem suave o que, pensamos nós, está a ser feito de forma exímia. Também concordamos consigo quando diz que as violações sexuais envolvem pessoas que nunca imaginavamos poderem cometer este tipo de crimes. Mas se não falarmos disto, quando é que acabará?!

Obrigada pelo seu comentário ficamos à espera de notícias suas,

GRUPO A - 12ºN

Maria Fernanda do Couto disse...

já vi o filme há dois dias mas tenho andado ocupada e n consegui vir comentar antes. mas mesmo assim tinha q vir cá dizer-vos que tal como eu já pensava o filme foi mt bom. os meus filhos ficaram com uma perspectiva diferente da vida e depois conseguimos conversar e eu exclareci-lhes duvidas sobre este assunto. todos os pais deviam fazer este programa com os seus filhos. este filme n é mt duro nem agressivo e mt adequado p/ mostrar na escola. parabens pela escolha mais 1 vez!

André disse...

Caro Grupo 12ºN,

Antes de mais queria dar os parabéns pelo bom filme que escolheram. Fui sondado por um elemento do vosso grupo e indiquei este filme. É um filme premiado com Óscares, o que ajuda a atestar a sua qualidade. Confesso que já o vi algumas vezes. Dá para perceber que todas as pessoas que são vítimas de abusos ficam marcadas com este acto hediondo e que cada um tem a sua forma de lidar com o problema. O facto de tal crime acontecer quando a pessoa ainda está em formação quer física quer psicológica, afectará o seu desenvolvimento!

12ºN - GRUPO A disse...

Estimado André (Manuel),

De facto, antes da decisão do filme mais adequado a apresentar na Sessão de Cinema, elaborámos uma lista de vários relacionados com o tema. Recorremos a várias fontes, nomeadamente a pessoas que gostassem de cinema e pudessem conhecer alguns filmes interessantes, como foi o seu caso. Desta forma, devemos dizer que o André não foi pioneiro na escolha do "SLEEPERS - Sentimento de Revolta" mas deu um "empurrãozinho" positivo.

Por isso, e pelos seus comentários pertinentes e assertivos, ficamos-lhe deveras agradecidas.

Obrigada,

GRUPO A - 12ºN