quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"Ouço os passos dele no corredor..."

Ouço os passos dele no corredor.

A madeira do soalho range sempre,

como rangem as solas dos seus sapatos.

Fechei a porta mas sei que

não vai adiantar nada.

Ele consegue sempre o que quer.

Já ouço a maçaneta à roda devagarinho

e sinto a respiração pesada,

o hálito a cerveja,

o suor que lhe escorre do corpo.

Encolho-me, mas sei que não servirá de nada.

Ele consegue sempre o que quer.

E quer-me a mim...


Mário Cordeiro

7 comentários:

Marina'Gonçalves disse...

Adorei este poema, tocou-me realmente! Acho que a poesia é uma boa forma de retratar a realidade x) passando á minha opinião sobre o vosso tema, não entendo como é que há pessoas com sangue tão frio capazes de violar alguém, de saber que as vai magoar, traumatizar, que vai deixar marcas de nojo nos seus corpos.Confesso que sempre tive muito medo de raptos, violações e etc, e acho interessante a maneira "suave" como o vosso grupo está a abordar este assunto ;) parabéns pelo blog meninas!

Rafaela Miranda disse...

Partilho da tua opinião, Marina... A ideia de ser violada já me assusta e repugna por si só, por isso nem quero imaginar como se sentirá alguém que já terá passado por uma situação assim!

Anónimo disse...

já foste violada rafaela?

12ºN - GRUPO A disse...

Estimado Anónimo,

Agradecemos todos os comentários que são deixados no nosso blogue, sejam eles críticas positivas ou negativas ao trabalho que até agora temos vindo a desempenhar. Contudo, e como poderá imaginar, comentários como o que por si foi há pouco aqui escrito dispensamos, obrigada. Simplesmente por se tratar de um comentário que nada de útil traz para os visitantes nem para a abordagem do tema.

Isto porque quando decidimos escolher as "violações sexuais" como assunto a desenvolver até ao final do ano, foi com o objectivo de clarificar todas as questões existentes na nossa comunidade escolar e na sociedade em geral relativas ao tema. Não foi, de todo, com o propósito de desrespeitar quem já passou por este tipo de situação.

No nosso blogue não há censura por isso, se quiser continuar a fazer este tipo de comentários, que só revelam ignorância e desconsideração para com os membros do nosso grupo e todos aqueles que já lidaram com um abuso sexual, é livre de fazê-lo. Acima de tudo, agradecemos sinceramente a sua visita ao blogue e recomendamos que continue a passar por cá pode ser que se esclareça de vez em relação a este tema.

Obrigada,

Grupo A - 12ºN

André Tavares Moreira disse...

Não estraguem o blogue com comentários estúpidos e brincadeiras de criancinhas. Eu percebo que gostem de mandar piadas e brincar e tudo mais, mas tem de haver limites. É uma falta de respeito para quem já foi vítima de abusos. Para a próxima, antes de escreverem isto, pensem se tivesse sido algum parente vosso vítima deste tipo de crime hediondo!

Ps: Já agora, assinem!

Francisca disse...

"Desrespeito é a arma do fraco e a defesa contra seus próprios sentimentos indesejados e desprezíveis."

(Alice Miller)

jorge disse...

boa iniciativa,continuem no caminho certo.