quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Austrália pede desculpa por 40 anos de Abusos Infantis

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, apresentou hoje um pedido de desculpas solene aos 500 mil "australianos esquecidos", vítimas de décadas de abuso em instituições públicas. A Austrália "pede desculpa por esta tragédia, esta tragédia absoluta, infâncias perdidas", afirmou Rudd perante milhares de sobreviventes destes "australianos esquecidos", provocando um forte aplauso no Parlamento.

Entre 1930 e 1970, centenas de milhares de crianças foram abusadas em Orfanatos e Lares adoptivos na Austrália. "Estamos hoje todos juntos para pedir desculpas à Nação. Para vos dizer, a vós, australianos esquecidos e aqueles cujos foram enviados para nós sem o seu consentimento, que pedimos desculpa." Em Fevereiro do ano passado, o primeiro-ministro australiano já tinha feito um pedido de desculpas histórico à "geração roubada", milhares de crianças aborígenes, retiradas à força das suas famílias até à década de 70, para serem colocadas em instituições de brancos.
(in, Jornal "i")

Notícia sugerida pela nossa seguidora Arabesco, a quem, desde já, agradecemos.

5 comentários:

12ºN - GRUPO A disse...

Estimados visitantes,

Como já referimos, esta notícia chegou-nos através de uma seguidora do nosso blogue. Assim, pedimos também a colaboração de todos para o envio de frases, textos, notícias, imagens ou vídeos que encontrem relacionados com o tema e que considerem enriquedores para o nosso blogue!

O endereço electrónico do GRUPO é - grupoa.eseq@gmail.com

Obrigada

GRUPO A 12ºN

António disse...

É o caso "Casa Pia" australiano e com repercussões gigantescas!!!!! Pedir desculpa não chega......O primeiro-ministro tem que tomar medidas para evitar que o mesmo se passe outra vez!!!

Rafaela Miranda disse...

É um pouco mais chocante que o que aconteceu na "Casa Pia"... As crianças que foram abusadas, cerca de 500 mil (!), foram retiradas às famílias muitas vezes, sem o consentimento das mesmas e enviadas para Orfanatos! Este tipo de abusoé imperdoável... E deve ser uma dor terrível quer para os pais quer para as crianças que passaram por uma situação como esta! De facto, pedir desculpa não chega mas ajuda a sarar as feridas deixadas...

Janelle disse...

This is a great article which brings up a subject that has been hidden for many years. Although it will take a long time for the past hurt to be undone, this formal apology is a step in the right direction and the Australian government should be congratulated for taking it and bringing this topic out in the open.

This group should also be congratulated becasue this blog is also doing a wonderful job at sharing the stories and making rape and sexual violence less taboo in the hopes of one day living in a world in which they are only tales in our history books. Good Work!

Arabesco disse...

Não fico indiferente a estas noticias, porque no voluntariado e no trabalho acompanho o crescimento de crianças vitimas deste flagelo!
A mensagem que posso deixar é que são cicatrizes que ficam para o resto da vida!
Parbéns pelo vosso blog e pelo vosso trabalho...
Continuarei a colaborar!