domingo, 31 de janeiro de 2010

Pensamento da Semana

O essencial é invísivel para os olhos.
Antoine de Saint-Exupéry
(in, "O Principezinho")

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Predador português faz mais de dez vítimas

Predador sexual ataca raparigas menores dentro de prédios, em Telheiras, há um ano, sempre às terças-feiras. Ameaça-as com faca e força-as a fazer sexo oral. Cuidado, ele ainda continua à solta...
Um casal subiu ao terraço de um prédio à procura de privacidade, mas não esperava um homem de faca em punho que o seguiu discretamente. "ISABEL" (nome fictício), que foi obrigada a fazer sexo oral ao estranho à frente do namorado, é uma entre mais de dez vítimas do mesmo predador. Sempre às terças-feiras, à tarde ou à noite, dentro dos prédios onde as menores, vivem com os pais. Ao contrário de um dos dois violadores que atacam em Benfica, que foi apanhado em menos de um mês por dois casos, há cerca de um ano que a Polícia Judiciária de Lisboa tenta descobrir quem é o homem que ataca de cara destapada, em Telheiras.
Cerca de trinta anos, branco, cabelo muito curto, 1,70 m, magro, são características fornecidas à investigação por algumas das vítimas e testemunhas – tendo já originado dois retratos-robô, ambos desenhados por peritos da PJ, para já sem resultados. Ainda há dois dias, a PSP do Centro Comercial Colombo identificou um suspeito, com aspecto físico bastante parecido, mas a PJ foi buscá-lo e já o descartou.
Depois de meses de trabalho no terreno e dezenas de inspectores investidos, a PJ desespera por informação útil sobre o predador que só ataca menores, de faca em punho, às terças-feiras, e tem por único objectivo forçar sexo oral ou a masturbação para se satisfazer, ejaculando para o corpo das vítimas.Também ele já deixou vestígios biológicos (esperma), mas também aqui a investigação esbarra na lei: a base de dados de ADN em Portugal está quase vazia. E por isso, este predador continua no activo: há meses em que pára, como agora, e outros em que faz duas ou três vítimas, como aconteceu em Agosto e Setembro. A PJ já tem confirmados cerca de uma dezena de casos, com queixa, mas sabe que há mais raparigas que se escondem por vergonha ou até medo.
O caso de uma vítima, de 17 anos, que quis levar o caso às últimas consequências, a 18 de Agosto, chocou o País por no Hospital de Stª Maria lhe terem dito que voltasse a casa, sem lavar os dentes oito horas, por não haver peritos do Instituto de Medicinal Legal para a examinar.
(in, Jornal "Correio da Manhã")

domingo, 24 de janeiro de 2010

Pensamento da Semana

Um olhar indiferente é um perpétuo adeus!
Malcolm de Chazal

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"Não Digas Nada à Mamã"

Como sabemos, as violações sexuais são uma realidade bastante dura e cruel de que várias pessoas são alvo. Assim, decidimos recomendar a todos os visitantes do nosso blogue um livro de Toni Maguire - "Não Digas Nada à Mamã" - que retrata muito bem a vida de uma criança violada pelo seu próprio pai.
Toni tinha apenas seis anos quando o seu mundo ruiu. Quando o seu pai teve a sua primeira atitude obscena, a pequena Toni arranjou coragem para contar à mãe o que tinha acontecido, certa de que esta traria a normalidade de volta à sua vida. Contudo, a mãe fez o impensável: disse-lhe para nunca mais falar sobre o assunto. Quando os abusos se intensificaram, o pai ameaçou-a, proibindo-a de contar à mãe ou a qualquer outra pessoa. Aquele pesadelo teria de permanecer "o nosso segredo".
Aos catorze anos, Toni engravidou do pai e partilhou pela primeira vez o seu terrível segredo. Mas, tal como o pai previra, todos a culparam. Apesar do pai ter sido preso, a jovem continuou a sofrer... Quase morreu devido a um aborto e ainda foi cruelmente julgada e rejeitada pela família, professores e amigos. Após um período de profunda depressão, Toni enfrentou a única verdade na sua vida - para poder aspirar a felicidade, teria de contar apenas consigo própria.
"Não Digas Nada à Mamã" é o relato verídico e tocante da pior das traições! Uma história de coragem que inspirou centenas de milhares de leitores em todo o mundo. Não pode deixar de o ler...

sábado, 16 de janeiro de 2010

Pensamento da Semana

- Vou dizer-te o meu segredo. É muito simples:
Só se vê bem com o coração!
Antoine de Saint-Exupéry
(in, "O Principezinho")

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Assédio Sexual a Geisy Arruda

Foi a 22 de Outubro de 2009 que, a Universidade Uniban, situada em São Paulo (Brasil), testemunhou o mais recente caso de assédio sexual que andou nas bocas do mundo. 700 alunos da Universidade ficaram em alvoroço e geraram uma situação extremamente constrangedora para a vítima em questão, Geisy Arruda, de 20 anos. Isto, alegadamente, porque a mesma foi para as aulas com um vestido curto e considerado por muitos, provocatório.
A situação rapidamente ultrapassou os limites - o recinto ficou cheio de alunos que lhe repetiam insultos e assediavam sexualmente* - e por isso, a aluna teve que ser protegida e escoltada pela Polícia que a ajudou a sair do edifício em segurança. Geisy encontra-se muito abalda com a situação e não entende porque tudo aconteceu, já que "Estava com um vestido normal. Não era decotado nem nada! Estava só do jeito que eu uso mesmo." Os pais e amigos de Geisy apoiam-na e confirmam que ela sempre usou roupas curtas, mas que nunca tinha acontecido uma situação daquelas.
Pouco tempo após a polémica, a Uniban decidiu-se pela suspensão da aluna, atitude que o assesor jurídico da instituição, Décio Lencioni, justificou dizendo que "Não é pela vestimenta. É pela atitude provocatória da aluna Geisy, como por exemplo, de ao subir ter parado no meio do percurso e levantado a saia." (ver vídeo).

O que é certo é que desde essa altura até agora, a atitude de Geisy Arruda mudou radicalmente. Podemos até dizer que, a situação por que passou serviu para que a jovem passasse a ser vista como uma nova celebridade brasileira que já fez cirurgias plásticas, sessões fotográficas ou participações televisivas, por exemplo. Quanto ao que o futuro lhe reserva, embora inicialmente ela quisesse voltar a estudar porque acreditava que "Se eu ficar em casa recolhida vou assumir a culpa de algo que eu não fiz", actualmente quer apostar na sua fama e exposição pública. Assim, poderemos vê-la, desta vez bem diferente e sem qualquer tipo de constrangimentos, a desfilar no Carnaval de Sapacuí ainda este ano. É caso para dizer que, para alguns, há males que vêm por bem!

*ASSÉDIO SEXUAL: Tipo de coerção de carácter sexual praticada por qualquer tipo de pessoa (desde subordinados a subordinadores) nas mais diversas situações (local de trabalho, ambiente académico, etc). Caracteriza-se por ameaças, insinuações de hostilidades e tentativas de investidas sexuais.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Pensamento da Semana

O pior cego é aquele que não quer ver!

Ditado Popular

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Petição "Justiça para as Vítimas de Violações Sexuais!"

Em Portugal, só no primeiro semestre de 2009, a PJ investigou 982 crimes de violações sexuais. 565 vítimas eram crianças, o que nos leva a concluir que cerca de 3 menores eram violados por dia.

Por isto e por muito mais, queremos Justiça para as Vítimas de Violações Sexuais!
A Justiça portuguesa tem que ser mais célere e dura nas medidas de coacção e penas a este tipo de crimes.
Os violadores sexuais devem ser sinalizados e acompanhados a nível terapêutico para que este flagelo acabe de uma vez por todas!
Esta é a petição que o GRUPO A iniciou hoje e vai levar a cabo até ao final do ano lectivo 2009/2010. Contamos com todos vocês para a divulgação desta iniciativa, visto que este assunto diz respeito a toda a sociedade e não só às vítimas!

A petição "Justiça para as Vítimas de Violações Sexuais" está endereçada à Assembleia da República e encontra-se disponível AQUI! para que possam deixar o vosso contributo e assinar.

O nosso objectivo é chegar às 4000 assinaturas! Podemos contar contigo?

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tipos de Violações Sexuais

Todas as violações sexuais envolvem a realização de actividades de foro sexual contra a vontade de uma pessoa e com recurso à força, violência, coacção, medo e lesões corporais.

No entanto, é preciso ter em conta que existem vários tipos de agressões sexuais aos quais todos nós devemos estar alerta. Por isso, de seguida enumerarei alguns deles:

VIOLAÇÃO POR UM CONHECIDO: 73% das violações sexuais são cometidas por alguém conhecido da vítima isto é, pelo pai, vizinho, professor ou amigo. Isto torna este crime ainda mais assustador, porque revela que devemos desconfiar até daqueles que conhecemos e confiamos.

VIOLAÇÃO COM DROGAS: 11,6% dos abusos sexuais ocorre com recurso às drogas por parte dos agressores. Assim, a vítima é drogada com determinados tipos de sedativos, calmantes e anti-histamínicos. Estes medicamentos são administrados principalmente por uma injecção, insuflação nasal (cheirada) ou pela ingestão oral (em que, na maioria das vezes, o assaltante coloca a droga na bebida da vítima). O álcool e as drogas tornam, não só as mulheres mas todos os seres humanos, incapazes de agir de acordo com os parâmetros da “normalidade”. Assim, não se pode dizer que só pelo facto das vítimas estarem drogados dêem automaticamente autorização para a realização de qualquer tipo de actividade muito menos, sexual.

VIOLAÇÃO NO NAMORO/CONJUGAL: Independentemente da relação conjugal ou social, se a mulher não consentir a actividade sexual, está a ser violada. Na verdade, 28% das mulheres são vítimas de violação por parte dos maridos e 14% por parte dos namorados.

VIOLAÇÃO DE ÓDIO: É a vitimização de um indivíduo baseado na religião, na raça, na origem nacional, na identificação étnica, no género ou na orientação sexual. As vítimas deste tipo de violação são maioritariamente mulheres, uma vez que estas são consideradas objectos dos homens e não seres humanos, mas também, membros da comunidade LGDT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).

VIOLAÇÕES NAS GUERRAS: É o tipo de violação cometida por soldados, combatentes ou civis durante o conflito armado ou de guerra.

Para mais informações sobre estes dois últimos géneros de violação, consultar a publicação ‘Violação como Arma de Guerra’ publicada no dia 4 de Novembro de 2009.

Regresso às aulas

O Grupo A está de regresso a um novo período de trabalho, pelo que contamos, mais uma vez, com todos os comentários, críticas e sugestões da vossa parte.

Desejos de um bom ano 2010!