quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"Porquê a mim?"

O livro "Porquê a mim?" de Bernardo Teixeira, é a primeira obra escrita por uma vítima de abusos sexuais e maus-tratos enquanto aluno da Casa Pia. É um relato de coragem, escrito na primeira pessoa, onde se relata o dia-a-dia de um jovem dentro da instituição que o acolheu quando a sua família lhe virou as costas. Foi dentro da instituição que recebeu afecto, carinho e protecção, mas foi também aí que padeceu de dor e sofrimento...

Trata-se, sem dúvida, de um testemunho impressionante e emotivo onde somos levados a percorrer os passos de um aluno interno da Casa Pia, a conhecer as alegrias das crianças que aí encontraram um lar, mas também o sofrimento de quem foi obrigado a perder a inocência cedo demais.

Sinopse do livro:

"Pela primeira vez na minha vida, estou a ver a lua aos quadradinhos. É mesmo como nos filmes. Sentado no parapeito da janela, olho para o céu e penso em como tudo podia ter sido tão diferente. Só me apetece chorar. Estou a aguentar as lágrimas desde esta manhã."

É assim que se inicia o relato deste ex-aluno da Casa Pia de Lisboa. Abandonado pela família aos 11 anos, Bernardo é entregue aos cuidados desta instituição. "Não te procupes", dizem-lhe, "nunca te vão fazer mal". Os primeiros tempos são difíceis. Loiro, franzino e sensível, o rapaz é gozado pelos colegas mais velhos. Isola-se, não confia em ninguém, só no diário em que escreve à noite às escondidas. Até que faz um amigo mais velho, o motorista. Caetano dá-lhe boleias, presentes e carinho. Promete ser o pai que Bernardo nunca teve. Mas pede algo terrível em troca. Seguem-se tempos de dor, de vergonha e de solidão, que por pouco não acabam da pior maneira.

É um relato emocionante que pretende dar voz a quem mais sofreu durante todos estes anos e que até agora não tinha tido oportunidade de expressar, em livro, a sua dor.

1 comentário:

Francisca disse...

Vi-vos na TVI mas só agora tive oportunidade de vos vir cá dizer alguma coisinha. Para não mentir não foi por falta de tempo mas sim por esquecimento mas vejo que o vosso grupo não tem parado e ainda bem! Perdi muita coisa, pelos vistos mas rapidamente me actualizarei! Parabéns, estão a ser um sucesso... outra coisa também não seria de esperar!