quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mitos sobre as Violações Sexuais


Existem numerosos mitos acerca das violações sexuais que constituem um perigo para a sociedade em geral. Isto porque nos levam a acreditar em determinadas coisas que, na realidade, não passam de rumores. Assim sendo, passaremos à apresentação de alguns, com o objectivo de esclarecer a população em geral relativamente a este assunto:

1. MITO: "Nunca serei violada(o), por isso não tenho que me preocupar com esse assunto"
FACTO: 1 em 6 mulheres e 1 em 33 homens serão vítimas de violação sexual, em qualquer momento da sua vida. Mais surpreendentemente ainda, 1 em cada 4 raparigas e 1 em cada 10 rapazes serão vítimas de abuso sexual antes mesmo de atingirem os 18 anos.

2. MITO: "Os violadores, geralmente, são pessoas desconhecidas da vítima"
FACTO: Cerca de 80% das violações sexuais envolvem pessoas conhecidas pela vítima (sendo 34,2% dos violadores membros da família, 38,7% conhecidos [professores, amigos, vizinhos, etc] e apenas 7% eram desconhecidos para a vítima).

3. MITO: "As vítimas, logo após serem violadas, contam logo o sucedido às pessoas que mais confiam"
FACTO: Infelizmente, 80% a 90% dos casos de violação não são denunciados à polícia. E, muitos deles, são denunciados anos mais tarde, tornando-se muito difícil arranjar provas suficientes para condenar o violador.

4. MITO: "As violações sexuais ocorrem mais à noite e em sítios escuros e perigosos"
FACTO: A maioria dos assaltos ocorre na casa da vítima ou do agressor (4 em 10 das violações ocorreram na casa da vítima, 2 em 10 das violações na casa de um amigo, vizinho ou parente e 1 em 12 das violações ocorreram em uma garagem) e não acontecem unicamente à noite, já que apenas 43% das violações sexuais ocorrem entre as 18 horas e a maia-noite. Logo, qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer lugar pode ser violada sexualmente.

5. MITO: "Não se trata de violação se o agressor é namorado/a ou marido/esposa da vítima ou se eles já fizeram sexo antes"
FACTO: A vítima tem o direito de decidir o que ela faz com o seu corpo em todos as situações, se ela não quiser fazer sexo é a sua decisão e portanto, não deve ser forçada a fazer algo que não queira, mesmo que já tenha, voluntariamente, feito sexo com a mesma pessoa anteriormente.

6. MITO: "Todos os violadores sexuais são presos"
FACTO: Era óptimo se todos os violadores fossem punidos e possivelmente, presos, para que não voltassem a fazer sofrer mais ninguém. Contudo, para já, tal não acontece visto que a maior parte das vítimas não os denuncia e por isso, as autoridades nada podem fazer. Além disso, está provado que 15 dos 16 violadores que são presos, acabam por sair em liberdade muito antes de concluirem a sua pena. Sabe-se também que 46% dos violadores sexuais que são presos, após sairem da cadeia, voltam a cometer o mesmo tipo de crimes. Infelizmente os números não são muito animadores, já que nos indicam que quando uma violação sexual é denunciada a probabilidade do abusador ser preso é somente de 50,8%. No entanto, caso isso aconteça, a probabilidade do mesmo ser julgado é de 80% e a de ser acusado é de 58%. Assim, conclui-se que a probabilidade do agressor ficar na prisão é de 16,8%.

2 comentários:

Anónima disse...

Viva
Gostei deste post. Sim! por vezes as pessoas têm alguns mitos, tais como o pensamento geral que só acontece aos outros, ou que para ser violado é porque andamos por aí a seduzir de forma implicida certos homens. Acredito que haja pessoas com esse pensamento. Mas também acredito que haja pessoas que por vezes exagerem como se vestem. Contudo não acredito que isso seja sinónimo disso, pois se o homem fosse são, e não tarado não violaria ninguém.
Tratar alguém como objecto, fazer uso do poder, força para obrigar alguém a algo é muito grave mesmo. Grave é saber que muitos desses crimes não são punidos. O que ainda faz com que a vitima tenha medo de se expôr.
Acredito sim que grande parte dos violadores estejam dentro do seio familiar, o que torna mais dificil de desconfiar.
Até já ouvi que chegarem a pensar que fosse a criança se tivesse aliciado o adulto a tal, que o seduzisse. Para mim um disparate. O mal é que certas pessoas têm maldade na cabeça, por tal existe tanta coisas a que chamamos depravadas.
Em relação ao facto de ser marido/ namorado não significa nada, pode sim haver violação, pois ninguém deve ser obrigada a nada, e por vezes também associado a violência doméstica existe abuso sexual.

Fiquem bem.
Jinhos

Rafaela Miranda disse...

No nosso mini-congresso mostramos à plateia uma série de mitos que, a meu ver só demonstram a falta de informação (e muitas vezes de interesse em procurar informação) acerca das violações sexuais e tudo que estas implicam! Espero que tenhamos oportunidade, noutros posts, de desmistificar aspectos sobre o tema e assim, contribuir para uma maior consciencialização e informação relativamente ao mesmo!

Quanto a ti, anónima, concordo plenamente com o que disseste - a desculpa de que "a criança estava a pedi-las!" ou "ela gostava tanto como eu", por parte dos abusadores sexuais de menores, é simplesmente nojenta!