sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mini-Congresso ESEQ

No passado dia 12 de Maio de 2010, pelas 17 horas, decorreu a palestra do Grupo A, no Auditório da Escola Secundária Eça de Queirós. Esta apresentação final do Projecto "Quando os Olhos não Mentem" - Violações Sexuais, realizou-se no âmbito de uma actividade anual denominada Mini-Congresso ESEQ. Dois dias (11 e 12 de Maio) foram reservados para esta actividade que contou com a apresentação de 88 Palestras, das turmas de Área de Projecto do 12º Ano, e com 60 convidados.

A apresentação do projecto do Grupo A foi o culminar de um ambicioso trabalho que contou com uma data de produtos finais: a criação de um blogue; a realização de uma Sessão de Cinema; a realização de uma Acção de Sensibilização; a execução de um livro (que compila toda a parte teórica, isto é, toda a informação recolhida acerca do tema) e de um DVD (que complementa o livro já que contém reportagens, vídeos, fotografias, etc); e ainda; a realização de uma Petição - "Justiça para as Vítimas de Violações Sexuais!" (que será entregue à Assembleia da República no final do ano lectivo). Paralelamente a tudo isto, o nosso Grupo ainda procedeu à elaboração de T-SHIRTS, autocolantes, marcadores de livro, cartazes, pulseiras e fotografias dos olhos de várias pessoas de toda a comunidade escolar (decorrentes da sessão fotográfica feita na Acção de Sensibilização e entregues no Mini-Congresso à assistência com o objectivo de que esta adivinhasse a quem pertenciam). Finalmente, é importante ainda referir que o Grupo, numa tentativa de cobrir as despesas resultantes do projecto, vendeu pins e sacos de bolachas na Acção de Sensibilização (ver fotografia).


Deste modo, o Grupo quer agradecer aos convidados que enriqueceram a nossa palestra - Dr. Diamantino (vereador do Pelouro da Cultura e Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim), Dr.ª Tânia Correia (advogada da Póvoa de Varzim) e Dr.ª Catarina Sá (Psicóloga da Casa do Regaço) - e também a todos que contribuiram para o sucesso do nosso projecto: Professor Arnaldo Pedro, Escola Secundária Eça de Queirós, Xecprint, Etiquetas, Zuarti, Pinoteca, Casa do Papel, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Casa da Juventude, Pavilhão Municipal, Escola de Música, Diana Bar, Escola E. B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, Escola Secundária Rocha Peixoto, Casa da Cultura, e finalmente, aos familiares, amigos e toda a comunidade escolar. A todos, o nosso muito obrigada!

Sem comentários: