quarta-feira, 3 de março de 2010

Children see, children do!


O slogan “ver é saber” vem de encontro à Teoria de Aprendizagem Social, de um dos psicólogos que mais se dedicou ao estudo da aprendizagem social, Albert Bandura. Este chegou à conclusão que a aprendizagem social ocorre pela observação e imitação das condutas daqueles com quem vivemos ou exercem influência sobre nós. Assim sendo, concluiu que inicialmente interiorizamos e posteriormente, temos tendência a expressá-los.

Esta Teoria pode ser facilmente corroborada se pensarmos que as brincadeiras favoritas das crianças são, de facto, imitar os adultos: brincar às casinhas; brincar aos polícias e ladrões, etc. Os adultos passam por isso, a ser os modelos das crianças e impõem-se pelo sucesso, classe, estatuto social, competência ou poder. Assim, pais, professores, catequistas, artistas de cinema, políticos, desportistas ou actores podem constituir-se como modelos a ser imitados, dependendo das circunstâncias e claro, da etapa da vida em que nos encontramos.

As pessoas significativas para nós, aquelas com as quais mais nos identificamos, podem influenciar-nos de forma positiva ou negativa e isso vai reflectir-se em comportamentos sociais considerados bons ou maus. Esta Teoria vem então explicar porquê que, muitas vezes, as crianças que foram violadas pelos pais tendem, mais tarde, a ter o mesmo comportamento.
Embora pareça chocante e um pouco paradoxal, as condutas ficam retidas na memória e quando achar oportuno, o sujeito tende a reproduzi-las. Pois são as condições que determinam e desencadeiam os comportamentos aprendidos.

Assim sendo, e infelizmente, o violador sofre, sofreu e faz sofrer. Os violados tornam-se frequentemente violadores, também porque a violência é frequentemente considerada a expressão mais “fácil” de um sofrimento não expresso.

Veja-se então, o seguinte vídeo feito pela “NAPCAN – Preventing Children Abuse”, uma instituição australiana que tenta, através desta campanha, consciencializar e sensibilizar todos os adultos acerca das suas condutas, porque… Children see, children do!

1 comentário:

Francisca disse...

Já que ultimamente, por falta de tempo não tenho passado por cá aproveito e comento tudo de uma vez! Não o faria se os vossos posts não fossem interessantes também... Este vídeo é uma alerta para todos os adultos e por isso todos deveriamos tê-lo em mente quando nos comportassemos mal ou de forma menos correcta. É quase que um big brother - os nossos actos vão influenciar quem os está a observar!