quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Porquê a escolha deste título?

A escolha do título para o nosso trabalho - "Quando os Olhos não Mentem" - à primeira vista, parece não se relacionar com nosso tema, as Violações Sexuais. Contudo, esta decisão surgiu de uma longa reflexão em que reconhecemos a delicadeza e o cuidado acrescido que um assunto tão sério como este merece. Além disso, e sabendo que os visitantes do nosso blogue poderão também eles ter sido vítimas deste tipo de crime, pensámos num título que transparecesse uma mensagem positiva. Por isso, "Quando os Olhos não Mentem" não serve unicamente para entitular este projecto mas sim, e principalmente, para perpetuar a ideia de que "a experiência não é o que nos acontece, mas sim o que fazemos com aquilo que nos acontece" (A. Huxley).

Como bem sabemos, uma violação sexual deixa marcas negativas na nossa história pessoal e personalidade, e infelizmente, a maior parte das vítimas deixa-se silenciar pelo violador quer seja por medo, vergonha ou chantagem. No entanto, é muitas vezes a partir do olhar que nos apercebemos de que algo de errado se passa com alguém muito próximo... A verdade é que os nossos olhos não escondem o que sentimos e é através deles que percebemos quando alguém está feliz, triste, assustado, revoltado ou neste caso, profundamente perturbado. O brilho perde-se e os olhos passam a deixar trespassar um notável vazio. Assim, um dos primeiros passos para denunciar este crime, é olhar directamente nos olhos dos que nos rodeiam e tentar descodificar "o pedido de socorro" que estes nos transmitem...

As cores do arco-íris também se relacionam com o tema, já que o arco-íris é um fenómeno maravilhoso e revelador da força da Natureza. Ou seja, mesmo após um episódio cinzento (chuvas ou tempestade) esta consegue fazer com que reapareça o que de mais belo tem dentro de si. Esta é a metáfora ideal para todos os que passaram por uma violação sexual... Após este traumatizante episódio temos que reunir as forças que existem dentro de nós e continuar a encarar a vida com a mesma beleza e alegria de antes! Não é um acontecimento negativo que vai determinar quem somos nem muito menos, quem seremos no futuro. O simples facto de termos passado por isso e de ser impossível apagar as cicatrizes interiores que foram causadas, não quer dizer que seja impossível atenuá-las e aprender a viver com elas. Há vários testemunhos que reforçam esta vitória, que não é fácil, mas que pode ser alcançada através de muita força de vontade, coragem e se nos convencermos que quanto maior é o caos, mais próximos estamos da sua solução!

Concluindo, a mensagem animadora que queremos que TODOS tenham presente é que "O caminho a seguir é aquele que nos permitir continuar a sorrir..."

5 comentários:

Kikas disse...

Uma iniciativa de louvar! Aliás, o que num grupo como o vosso não me surpreende...

E no seguimento do vosso post, não se esqueçam que "O Belo existe!"

luis disse...

Muito bem retratado o problema em questao , continuem assim . parabens

sdsd disse...

Boa escolha de título!
Gosto da iniciativa...
Tigas

Psicopatas: Loucos ou Conscientes? disse...

Estao de parabens pelo blog, mas principalmente pela vossa capacidade de transmitir que nem tudo tem de ser mau. Voces tiveram o cuidado de não tornar este tema ( que já é suficientemente chocante) depreciativo. Se algo de terrivel se passou connosco não podemos deixar que isso nos abale, pelo contrario, temos de provar a nós mesmos que somos fortes o suficiente para dar a volta por cima, porque "A força dos valentes, quando tombam, passa para a fraqueza dos que se levantam." (Miguel de Cervantes).

Ana Isabel Moreira disse...

Parabéns pelo blog meninas ;)