quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Testemunho de "Andreia"

Este é o testemunho da "ANDREIA" (nome fictício) que revela os abusos sexuais, que sofreu durante a sua infância, e de que forma conseguiu ultrapassá-los e redescobrir o "arco-íris" da sua vida:
"Quando eu era uma criança sofri de abuso sexual, e infelizmente isto afectou todos os aspectos da minha vida - emocional, relacional e espiritual. Sofri mais de trinta anos como vítima mental daquelas memórias: estava zangada com todos e não conseguia confiar em ninguém. Construía barreiras para evitar qualquer relacionamento de amor. A vergonha e a culpa acompanhavam-me sempre, e convenci-me que era eu própria que tinha encorajado os avanços dos abusadores. Pensava do meu próprio corpo como o meu inimigo; deste modo procurava vingar-me do meu corpo através de vícios, como o tabaco, o álcool, e o excesso de comida. Evitava que as pessoas se aproximassem de mim para que não descobrissem os meus segredos. Como alguns dos abusadores eram homens "respeitáveis" na Igreja, eu não conseguia confiar num Deus que parecia ficar indiferente ao meu sofrimento, e que parecia ter permitido que o abuso acontecesse. Por isso, rejeitei não só a Igreja mas também a própria fé. Silenciosamente sofri durante três décadas até que chegou o dia em que me apercebi que não conseguia carregar aquela dor sozinha - precisava de enfrentar o passado, lidar com feridas sofridas e aprender a viver no presente. Não queria perdoar os abusadores, pois não queria subestimar o significado dos seus crimes nem o castigo que eles mereciam. Uma pessoa que sexualmente abusa outra comete um pecado gravíssimo e, desta forma, justificava o meu desejo por justiça. No entanto, eu estava errada ao recusar perdoá-los e esquecê-los, e sabia que se assim não o fizesse a dor ficaria sempre comigo...”

3 comentários:

diogo disse...

ganda cena meu !! curti bue bro !
agora a serio, um bom trabalho, espero que continuem !! ;D

Caminho disse...

Acreditem que este sofrimento não é banido facilmente da memória do abusado.
Parabéns aos colaboradores deste blog!
Tema importante e pertinente.
Vou divulgar o blog junto dos meus
colegas e amigos.

12ºN - GRUPO A disse...

Estimada Lia,

Sentimos uma enorme satisfação quando o nosso esforço é reconhecido pelos nossos visitantes. É sinal que o trabalho que até agora temos vindo a desempenhar está, a pouco e pouco, a trazer os frutos que tanto ambicionamos. Além disso, cada vez mais nos apercebemos a importância que este blogue tem para a divulgação do tema, que tal como referiu é de extrema importância e pertinência. Isto porque temos conseguido não só atrair a nossa comunidade escolar, como também a população em geral. Bem, nada poderia ser mais gratificante!

Por isso, e desde já, expressamos o nosso agradecimento por nos ajudar na divulgação deste blogue...

Obrigada,

Grupo A - 12ºN